Assinado Acordo de Cooperação para formalizar o Núcleo de Acompanhamento Psicossocial da Educação (NAPS)
Serviço qualifica o apoio psicossocial aos servidores da SMED; atendimentos já acontecem junto à SMATI
Foi assinado, nesta quarta-feira (02/07), o Termo de Cooperação para formalizar o Núcleo de Acompanhamento Psicossocial da Educação (NAPS). O documento foi assinado pelo Prefeito Adiló Didomenico e pelas secretárias da Educação (SMED), Marta Fattori, e de Administração, Tecnologia e Inovação (SMATI), Grégora Fortuna dos Passos. O ato ocorreu no auditório do Centro Administrativo e contou com a presença de diretores de escolas da rede municipal, servidores das pastas, representantes do Sindiserv e convidados.
O NAPS é voltado ao apoio psicossocial, promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho para os profissionais da educação. O Núcleo amplia e direciona o serviço que já existe junto à SMATI e está disponível para todos os servidores. O objetivo da Prefeitura é ampliar ainda mais o atendimento e posteriormente contar com núcleos para servidores de outras pastas.
Em sua fala, o prefeito Adiló Didomenico destacou que “Esse é um passo muito importante e um compromisso que assumimos para cuidar bem dos nossos professores, de quem cuida das nossas crianças. Sabemos que educação é compromisso da família, mas também sabemos que muitas vezes o professor acaba auxiliando nesse trabalho, porque muitas crianças encontram na escola o seu porto seguro. O NAPS vem para dar apoio ao servidor, então usem esse serviço e deem suas sugestões para que possamos melhorar. Parabéns a todos que se envolveram”.
A secretária da Educação, Marta Fattori, comentou sobre o papel do profissional da educação e pediu que os diretores ajudem a multiplicar a existência do serviço junto à rede. A titular da SMATI, Grégora Fortuna dos Passos, lembrou que o NAPS Educação é voltado a todos os servidores da Educação e que vai centralizar os atendimentos para que todos tenham a possibilidade de ser bem cuidados e vai prestar apoio e encaminhamento, por meio de equipe qualificada.
O Núcleo nasceu da evolução do antigo NAPE e da parceria entre as duas secretarias, atendendo a uma demanda dos servidores. As atribuições são realizar avaliações psicológicas a servidores no âmbito educacional, promover projetos psicossociais para promoção da saúde mental e da qualidade de vida, realizar acompanhamento psicossocial em situações relacionadas ao trabalho, orientar e apoiar as equipes diretivas e chefias imediatas, acompanhar servidores ingressantes, dentre outras ações, que ampliam o trabalho que já é realizado pelas secretarias.
Fotos: Ricardo Rech
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE 19958