Primeiro encontro reuniu aprendizes do projeto Ser Jovem Cidadão
O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa, vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, retomou a programação de Círculos de Construção de Paz. O primeiro encontro do ano foi realizado com aprendizes do Projeto Ser Jovem Cidadão com o objetivo de melhorar a convivência, fomentar escolhas conscientes e saudáveis e refletir sobre a importância da profissionalização como forma de empregabilidade. Cada círculo tem temas específicos que são trabalhados por meio de perguntas e dinâmicas de grupo.
Em 2021, o Programa Municipal de Pacificação Restaurativa realizou diversas ações voltadas ao público jovem, contemplando principalmente participantes do Programa Jovem Aprendiz. No decorrer do ano, ocorreram 13 círculos de construção de paz e uma palestra virtual, atendendo cerca de 300 participantes entre os jovens e equipes de trabalho que atuam com este público.
Para 2022 estão programados outros encontros em formato de círculo, sempre oportunizando espaços seguros e respeitosos para o compartilhamento de sentimentos e necessidades, promovendo a reflexão sobre a importância de estar se qualificando permanentemente, seja para o mercado de trabalho, seja para a vida. A coordenadora do programa, Débora Schmidt, destaca a importância dos jovens participarem dos encontros pois ser um espaço que proporciona reflexões, rompe barreiras nas relações e oportuniza momentos de fala e expressão de sentimentos, fortalecendo o pertencimento com o grupo e na formação da pessoa. Os servidores Rodolfo Pizzi e Délcio Cruz Junior atuam como facilitadores de círculos de construção de paz.
Créditos
Sharlene Barros de Quadros Nóe
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE 19958