Estratégia, que integra plano de governo da atual gestão de Caxias do Sul, envolve inicialmente as pastas do Planejamento e de Obras e Serviços Públicos
Créditos
Lucas Camargo Munaretti
A sobreposição de atuação de secretarias é um problema antigo na Prefeitura de Caxias do Sul. Para resolver a situação e melhorar as entregas à comunidade, desde seu início, em 2021, a atual gestão passou a identificar áreas de sombreamento entre as pastas. A primeira ação, que envolve Planejamento (Seplan) e Obras e Serviços Públicos (SMOSP), realinhou as atribuições de cada uma.
A Secretaria de Planejamento passa a ter foco exclusivo nos projetos com a visão de longo prazo. “A pasta planejará o futuro de Caxias do Sul nos seus mais diversos segmentos. Para isso ela foi criada há 50 anos, comemorados agora em 2022. Vislumbrar as grandes obras necessárias para assegurar o desenvolvimento social e econômico da cidade é a missão da pasta”, define a vice-prefeita Paula Ioris.
Com esta determinação, a Diretoria de Projetos da Seplan foi integrada à SMOSP. Assim, projetos de restauro, reforma e construção de prédios públicos, de manutenção preventiva, de obras viárias e de drenagem, dentre várias outras, que exigem resposta mais rápida, serão elaborados e conduzidos por uma equipe reforçada. “Esta dinâmica dará celeridade às entregas, sem que haja aumento do quadro de servidores. Haverá, sim, uma agregação de valor e conhecimento entre as equipes, salutar para a concretização dos objetivos”, reforçou.
Um dos planos já definidos é o encaminhamento de licitação para contratar empresa que fará manutenções rotineiras, considerando que prédios de várias escolas e unidades básicas de saúde estão em situação delicada. “A conduta preventiva resultará, no futuro, em redução de despesas”, assinalou.
Um relatório apontou que 33 projetos de construções e reformas tramitavam na Seplan e, agora, estão sob os cuidados da SMOSP. “Existe uma demanda reprimida que precisa de resposta rápida e que esperamos dar com a mudança no processo de trabalho”, reforçou Paula Ioris. A definição dos projetos que merecerão prioridade foram pauta de encontro da vice-prefeita com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, e o diretor da pasta, Jorge Catusso. Outra discussão foi em torno da estruturação de projetos padrão para escolas e unidades básicas de saúde para acelerar a execução.
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE 19958