Centro de Atendimento à Pessoa Idosa está em pleno funcionamento no Virvi Ramos
Projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde em conjunto com o Hospital já realizou 1.603 procedimentos
Os números de ações voltadas aos idosos em Caxias do Sul têm aumentado gradativamente no Centro de Atendimento em Saúde à Pessoa Idosa, do Programa Saúde 60+ RS. O ambulatório funciona no Hospital Virvi Ramos, utilizando a estrutura para exames laboratoriais e de imagem, o que facilita o acesso dos pacientes aos serviços. Em Caxias do Sul, a população idosa chega a mais de 84 mil pessoas.
De 13 de novembro de 2025 a 19 de janeiro de 2026 foram 1.063 atendimentos nas seguintes áreas: medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social, farmácia, fisioterapia, além de ações de matriciamento e teleconsultas. É importante destacar que, em novembro, devido ao início de um novo serviço, a agenda disponibilizada não foi totalmente ocupada pelos serviços da rede.
O novo ambulatório é voltado para idosos classificados como frágeis na atenção primária ou com diagnóstico de demência, e oferece continuidade do cuidado iniciado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A equipe é composta por profissionais de diversas áreas, incluindo fisioterapia, serviço social, nutrição, farmácia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física e enfermagem, garantindo um atendimento integral e especializado. O encaminhamento dos pacientes é feito pelas equipes da atenção primária, com base em critérios como o índice de vulnerabilidade clínica funcional ou o diagnóstico de demência.
O secretário Municipal da Saúde, Rafael Bueno, ressaltou a importância do programa. “É um sonho transformado em realidade, com um trabalho diferenciado para idosos frágeis, que precisam de um atendimento especializado e contínuo. Vamos avançar ainda mais neste ano e nossos idosos terão um atendimento cada vez mais digno”, destacou.
Atendida pelo programa, a senhora Benta Castro de Brito, 77 anos, referenciada pela UBS Cristo Redentor, foi levada pelo filho Orides, para realizar diversos exames, em razão de insuficiência cardíaca, pressão alta e cegueira bilateral, entre outros problemas de saúde.
“Queria agradecer pelo ótimo atendimento que minha mãe vem tendo, com todos os serviços concentrados em um local. Realmente foi uma excelente ideia, agora colocada em prática”, destacou Orides.
Fotos por Alexia Casara

jornalista
Eunice Ebertz
MTE 19958
