Operação Balada Segura foi realizada, na madrugada de domingo, no Centro de Caxias do Sul
Crédito
Rodrigo Rossi
Na madrugada do domingo (03/07), as equipes da Fiscalização de Trânsito e da Guarda Municipal uniram forças em mais uma edição da Operação Balada Segura. A operação ocorreu em trecho da Rua Os Dezoito do Forte, no Centro, da 1h às 3h15. No período, os servidores abordaram 107 condutores e emitiram 25 autos de infração de trânsito, além da remoção de três veículos para depósito.
A operação foi realizada sob neblina e flagrou diversas irregularidades. Dentre elas, a condição de 10 condutores dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas ou que se recusaram à realização do teste do etilômetro. Dentre eles estavam quatro condutores de veículos de transporte por aplicativo. A recusa é constitucional e prevista no Código de Trânsito Brasileiro, mas implica infração gravíssima.
Houve três fugas: dois motoristas de automóveis escaparam circulando na contramão nas ruas Do Guia Lopes e Os Dezoito do Forte, e um motociclista, que pilotava seu veículo com escapamento aberto, usou o passeio público. Mesmo assim, foram fotografados, identificados e autuados. Outro motociclista também tentou empreender fuga na contramão, mas as equipes conseguiram a abordagem. A motocicleta foi encaminhada ao depósito. Em outras abordagens, três condutores foram flagrados com problemas na Carteira Nacional de Habilitação: dois tinham o documento vencido há mais de 30 dias e um sequer era habilitado.
A Operação Balada Segura constitui uma das ações permanentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade no combate às infrações decorrentes do consumo de álcool ao volante. A pasta ressalta aos condutores que fogem de blitze ou que desobedecem ordens de parada dos servidores que, se identificados, podem responder às suas atitudes nas esferas administrativa do trânsito e criminal.
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE19958