Smed aumenta investimento na equoterapia.

Atendimento terapêutico e educacional auxilia na reabilitação de alunos com deficiências ou necessidades especiais

 

Crianças com deficiências e ou necessidades especiais da rede municipal de ensino de Caxias do Sul contam com atendimento de abordagem multidisciplinar de equoterapia, oferecido pelo Espaço de Equoterapia, localizado em São Virgílio. A montaria exige equilíbrio e concentração, além da afabilidade no contato com o cavalo.

 

As atividades tiveram início na segunda (04/04) e, neste mês, atenderá total de 60 estudantes, divididos em grupos durante a semana. Cada sessão tem 30 minutos de duração com atendimento de duas crianças por vez e acontece mesmo em dias de chuva em local coberto. Houve aumento nos atendimentos deste ano, com o investimento de R$ 288 mil pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).

 

Os benefícios deste método terapêutico e educacional incluem a melhora da socialização, postura e comunicação verbal; a redução da agressividade, o aumento da proprioceptividade e do tônus muscular; e o desenvolvimento da autonomia, tanto do estudante, quanto da família em relação ao estudante. O método é desenvolvido por uma equipe de profissionais, composta por fisioterapeutas, psicólogos e pedagogos, que acolhem as crianças desde a chegada no espaço até a utilização do cavalo.

 

Os atendimentos ocorrem a partir de um atestado médico ou de fisioterapeuta encaminhado pela família à escola. A escola, por sua vez, solicita atendimento para a equipe multiprofissional da Smed, que é a responsável pelo monitoramento e organização do serviço. A família é contatada para agendar o serviço no contraturno escolar e conta com transporte gratuito oferecido pela Prefeitura.

 

 

Jornalista

Eunice Ebertz

MTE 19958